Limoeiro
+17...+28° C

Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style2


Na manhã desta terça-feira (07), o Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro, iniciou o atendimento em sua Urgência Odontológica, inaugurada pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira. Ao lado do gestor da II Gerência Regional de Saúde (Geres), Mário Moreira, do diretor do hospital, Roberto Rios, e do secretário de Saúde de Limoeiro, Orlando Jorge, Figueira enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido no HRJFS através da gestão compartilhada entre Governo do Estado e prefeitura de Limoeiro. “Os números mostram que estamos avançando e que a parceria tem sido exitosa”, declarou o secretário estadual.

De acordo com Antônio, mais de R$ 18 milhões estão sendo destinados a saúde bucal do Estado. “Inauguramos em Limoeiro uma das primeiras do interior, com o objetivo de implantar uma urgência odontológica em todas as regiões de Pernambucano”, afirmou. Ele também lembrou que o trabalho atual está sendo focado na prevenção e, para isso, o governo está trabalhando para que o abastecimento dos municípios pernambucanos seja com água fluoretada. E os investimentos na saúde pública em Limoeiro devem continuar. O secretário Antonio Figueira ressaltou, ainda, que, no próximo mês, será dada a ordem de serviço para construção da Unidade Pernambucana de Assistência Especializada (UPAE) da Regional de Limoeiro. “A UPAE vem suprir a necessidade de médicos generalistas na região. Esse será mais um grande espaço de articulação do Estado com os municípios”, completou.

O secretário municipal Orlando Jorge informou que o consultório odontológico vem para completar o serviço de urgência oferecido pelo SUS. Ele ainda atribui o sucesso da parceria entre prefeitura e Estado na administração à dedicação da equipe e do corpo técnico da unidade de saúde. Indagado sobre um possível trabalho conjunto entre a urgência o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Orlando adiantou que os dois serviços terão a função de complemento, além de visualizar uma possível regionalização do CEO.

Serviços - Os serviços de odontologia garantem à população tratamento das dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Vale ressaltar que os casos de rotina devem ser tratados na Atenção Primária (Equipes de Saúde da Família), já que as UPAs e os Regionais ficam responsáveis pelos casos de maior gravidade. “Só sabe o que é uma dor de dente quem já teve. Antes só tinha acesso aos serviços quem era de classe média que tem plano de saúde ou podiam pagar um particular, mas isso agora muda com a implantação das urgências”, lembrou Figueira.

Usuários – Na fila aguardando o seu atendimento, o limoeirense Plínio Rodrigues era só alegria. “Esse serviço avalio como muito importante, já que não existia esse atendimento para população. Em geral está sendo maravilhoso. É mais um acontecimento para nossa cidade. Vou cuidar da saúde bucal e mais, também vou trazer a família. O melhor é que não vamos precisar tirar nada do bolso”, comemorou o paciente, que foi o quarto a ser atendido no plantão inaugural. Os serviços de urgência serão 24 horas por dia, 07 dias por semana, com os trabalhos de odontológos e assistentes. 
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa / Imagens Valdir Gomes


Sobre Jose Wilker

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário


Top