Limoeiro
+17...+28° C

Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style2

A Sambada de Baé acontece sempre no primeiro sábado de cada mês com a intenção de torná-la uma tradição e assim divulgar o coco, mostrando o quanto nossa cultura é viva e resistente. Acontece há dois anos e onze meses ininterruptos. Segundo Mano, todo Coquista deveria realizar semelhantes eventos, mostrando que a cultura popular de raiz é forte, resistente e mais viva do que nunca. Este ano o evento acontecerá no dia 07 de junho.

A idéia da Sambada surgiu com o intuito de dar sequencia aos antigos costumes que são herança cultural de nossos antepassados, uma vez que descende de nativos e africanos, com o propósito de tornar a cultura manifesta ao público.

Para a realização do evento, todo o grupo se dispõe a participar com o propósito de difundir a cultura popular de raiz, que assim tem conquistado um público, e da mesma forma vem divulgando seu trabalho. É importante ressaltar que todo o trabalho é realizado sem ajuda de custo, apenas por boa vontade dos integrantes do grupo. A mesma situação ocorre com os convidados que vêm somar seu talento ao evento, vindos de outros lugares. A exemplo disso tem- se o Mestre Zé de Teté, de Limoeiro, Mestre Juarez, de Olinda, o Coco do Canavial, com Valmir e o Mestre Biô de Nazaré da Mata, Raquel Thaís, do Grupo Meus 15 anos, de Olinda entre outros. São eles grupos de coco que defendem os mesmos ideais da Sambada.

É interessante lembrar que a Sambada vem incentivando mais pessoas a cantar coco, tanto crianças, no caso de Wilson, (filho de Jeilza, integrante do Coco de Mano de Baé), aluno do PETI e participante do Coco Mirim, quanto adultos, como é o caso da própria Jel, que responde o coco no grupo de Mano e agora se encontra montando seu próprio grupo de coco, assumindo a frente como coquista. Assim a Sambada vem atraindo crianças, adultos e idosos, lembrando que a cultura de raiz também tem seu público. Público este, que não se limita apenas à cidade de Tracunhaém, onde a Sambada acontece, mas atinge também cidades circunvizinhas, e se estende a cidades da Região Metropolitana, como Olinda e Recife.

Sobre Jose Wilker

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário


Top