Limoeiro
+17...+28° C

Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style2

O leite materno é considerado a fonte mais ideal de nutrição para bebês e desempenhou papel fundamental na evolução e no desenvolvimento dos humanos. Isso porque exerce uma forte influência sobre bactérias no intestino, necessárias para o desenvolvimento do sistema imunológico. A diferenciação das estruturas de defesa a partir desses micro-organismos pode acontecer desde os primeiros dias de nascimento. Para testar essa teoria, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), observaram como a microbiota intestinal se diferencia entre filhotes de macacos rhesus amamentados e aqueles que receberam uma fórmula substituta.

Os dois grupos de cobaia foram alimentados de forma distinta durante seis meses, e mais seis com a mesma dieta regular. O grupo de cientistas liderado por Amir Ardeshir demonstrou, no fim de um ano, que os macacos lactentes e os que tomaram mamadeira desenvolveram sistemas imunológicos marcadamente diferentes e que as dessemelhanças permaneceram durante pelo menos seis meses após os animais começarem a receber comidas idênticas. Os resultados, divulgados na edição de hoje da revista Science Translational Medicine, podem explicar, em parte, a variação da suscetibilidade humana a condições de saúde com base imunológica, como doenças autoimunes, e a proteção variável contra doenças infecciosas.

“Nós demonstramos que a dieta infantil tem efeitos profundos e duradouros sobre a microbiota intestinal de macacos, o desenvolvimento do sistema imunológico e os perfis de metabólitos (frutos do metabolismo de moléculas ou substâncias) no sangue e nas fezes”, resume Ardeshir. Segundo ele, as conclusões são uma prova importante para a compreensão das respostas imunológicas variáveis à vacinação e à infecção, e das diferentes propensões para o desenvolvimento de enfermidades autoimunes.

Sobre Jose Wilker

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário


Top