Limoeiro
+17...+28° C

Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style2

Os refrões entoados pelo cantor Pablo, baiano autointitulado inventor do arrocha, extrapolaram o campo da música. A voz arrastada, quase desesperada dos trechos à base de dor de cotovelo (basta dar uma ouvidinha em Homem não chora), deu margem à criação de um novo termo para se referir a um momento clímax da tristeza: a sofrência. A palavra virou selo autenticado de sofrimento em incontáveis vídeos e áudios espalhados na internet, nas redes sociais e, principalmente, no aplicativo dos smartphones WhatsApp. Vai dizer que nunca recebeu no seu celular?

Os comentários mais engraçados em cima das músicas do cantor são obra de um pernambucano de Lajedo, a 196 quilômetros do Recife. O vendedor Fábio Francisco de Melo, 33 anos, rebatizado como o humorista Fabinho Sofrência, conseguiu notoriedade pelo personagem criado. Seja pela voz engraçada, pelo sotaque carregado ou pelo das gírias tipicamente nordestinas. Ao fundo, os acordes marcantes do metal e teclado na introdução das músicas se encaixam com os assuntos abordados. Assim nasceu, garante Fábio, o fenômeno sofrência, rapidamente disseminado pela tecnologia - até mesmo nos vídeos caseiros produzidos diuturnamente.

O neologismo, do qual Fábio se diz criador, passeia entre aquele que foi traído ou teve um amor não correspondido. Ou seja, é uma variação da famosa “dor de cotovelo” - tão bem sedimentada no imaginário nordestino pelas letras de brega, em especial com o Rei Reginaldo Rossi. Segundo Fabinho, tudo começou quando ele gravou um áudio para um amigo que tinha sido “corneado”. “Eu já tinha uma veia humorística e costumava mandar áudios para os grupos. O pernambucano sabe fazer: é só brincar de trocar as palavras”, explica. A fórmula deu certo. Hoje, Fabinho se comunica com admiradores de várias partes do Brasil: Norte e Nordeste, Brasília, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Leia Mais em: Diario de Pernambuco

Sobre Jose Wilker

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário


Top