Limoeiro
+17...+28° C

Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5

Style2

Especialistas de segurança identificaram um novo golpe circulando no WhatsApp. A estratégia consiste em enviar pelo mensageiro um cupom falso de R$ 500 para ser usado na rede de cafeterias Starbucks. Para pegar a recompensa enganosa, o usuário é induzido a fornecer informações pessoais, utilizadas pelos cibercriminosos em futuras ações.
WhatsApp tem bug que permite roubar conversas e dados de contatos. A ação criminosa já foi reportada pelas empresas Kaspersky e ESET, ambas atuantes no ramo da segurança digital.


Na primeira etapa do ataque, é solicitado que o usuário compartilhe a mensagem com outros dez contatos do WhatsApp para receber o bônus, fazendo com que a campanha fraudulenta se alastre. Depois, são apresentadas algumas perguntas pessoais, como nome e e-mail.

“Se o usuário já realizou a confirmação, deve ficar muito alerta, pois estes dados podem ser usados para enviar outros elementos maliciosos, como spam, phishing ou malware”, avisou Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisas e análises da Kaspersky Lab.

O texto é escrito em inglês, mas a moeda é atualizada de acordo com a localização da potencial vítima, graças a scripts criados para personalizar o possível ataque.

A ação não se restringe ao WhatsApp. Quando o link indicado na mensagem é acessado em um navegador, comandos no site falso detectam o usuário do navegador e exibem uma página de suporte mentirosa. Há inclusive um telefone dos Estados Unidos com um falso atendente na linha, cuja conversa com o técnico da Kaspersky foi gravada e pode ser conferida neste link.

Leia mais em TechTudo

Sobre Jose Wilker

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário


Top